. . \      
IST DEEC
  \
  /
Pesquisar: spacer
Wireless router

Área Científica de Computadores

 
Valid HTML 4.01 Transitional

Investigação


 
Áreas de Interesse
 
Os docentes da Área Científica de Computadores desenvolvem as suas actividades científicas e pedagógicas nas três sub-áreas de actuação: AC (Arquitectura de Computadores), MTP (Metodologia e Teconologia de Programação) e RCI (Redes de Comunicação e de Informação).
Os docentes prestam igualmente colaborações pontuais noutras áreas científicas do DEEC (Sistemas de Decisão e Controlo, Sistemas Electrónicos, Telecomunicações).
  • AC-Arquitecturas de Computadores
    Esta área foca aspectos arquitecturais, tanto dos computadores e respectivos processadores, como da sua interacção com os sistemas operativos a que dão suporte. Os conceitos fundamentais dum sistema operativo são abordados, sendo ainda desenvolvido trabalho em certos aspectos mais específicos tais como: tempo-real, distribuição e tolerância a faltas.
    Nesta área englobam-se, por um lado, os fundamentos e metodologias do projecto de sistemas digitais com utilização de lógica discreta ou de microprocessadores, recorrendo a tecnologias que vão dos componentes lógicos tradicionais aos processadores reconfiguráveis e, por outro lado, a automação do projecto com ênfase nas metodologias e algoritmos para simulação, modelação, síntese e optimização de sistemas digitais e mistos analógico-digitais.
    A área de interesse AC é formada por docentes PAS(3) e PAX(5).

    Membros: Bertinho Costa, Carlos Almeida, Guilherme Silva Arroz, Horacio Neto, João Paulo Carvalho, José Baptista Tomé, Nuno Cavaco Horta, Rui Neves.

  • MTP-Metodologia e Tecnologia da Programação
    Pretende-se identificar metodologias de geração e actualização de aplicações informáticas de qualidade. Com especial destaque salientam-se as seguintes activiadades: programação imperativa e centrada em objectos, compiladores, algoritmos e estruturas de dados, especificação/ derivação/ reutilização formal de programas e protocolos.
    A área de interesse RCI envolve docentes PCA(1), PAX(1) e AST(2).

    Membros: Alexandra Carvalho, Ana Teresa Freitas, João Nuno Oliveira e Silva, Luis Miguel Silveira.

  • RCI-Redes de Comunicação e de Informação
    Esta área é focada nas tecnologias de redes de comunicação, nomeadamente de redes locais com e sem fios e de redes públicas. São estudadas as arquitecturas OSI e Internet e respectivos modelos protocolores. São analisadas as diferentes tecnologias de comutação de dados, com destaque para a comutação de tramas, pacotes e células. São igualmente abordadas as tecnologias de acesso a redes IP baseadas em par entrançado, cabo coaxial e tecnologias sem fios. As propriedades das redes de comunicação e de informação, designadamente segurança e interacção de serviços, são igualmente investigadas.
    A área de interesse RCI envolve um elevado numero de docentes PCA(4), PAS(3) e PAX(3).

    Membros: António Manuel Grilo, Augusto Casaca, Isabel Trancoso, João Luis Sobrinho, Mario Serafim Nunes, Paulo Rogério Pereira, Rui Gustavo Crespo, Rui Jorge Valadas, Rui Manuel Rocha, Teresa Vasques.

 
Centros de investigação
 
Os docentes da Área Científica de Computadores estão integrados em dois centros de investigação

Unidade de I&D Docentes  
INESC-ID - INESC-ID, Laboratorio associado (15)  
IT - Instituto de Telecomunicações, Laboratorio associado ( 6)  

 
Projectos científicos e de desenvolvimento
 
Os docentes da Área Científica de Computadores participam em diversos projectos nacionais/internacionais de carácter científico e de desenvolvimento.
 
Propostas de temas de Doutoramento PDEEC, perfil Computadores 2006
 
© 2009 Instituto Superior Técnico - DEEC. Todos os direitos reservados.